Tecnologia imersiva- conheça mais
A realidade aumentada é a integração de elementos virtuais em cenas do mundo real, uma experiência interativa que ocorre normalmente através de câmeras e sensores de movimento. De modo geral, a realidade aumentada brinca com os sentidos do usuário e a percepção do que é real, através de sensações imersivas.
Existem 3 tipos de tecnologias imersivas e ainda há muitas dúvidas e confusões entre elas. Diferentemente da realidade aumentada, já introduzida anteriormente, a realidade virtual, a mais famosa delas, proporciona uma experiência virtual total, deslocando o usuário de um ambiente real a um ambiente simulado por computador.
A terceira, a realidade mista, vai um passo além da realidade aumentada, justamente por permitir a interação com objetos virtuais em ambientes reais. Essa realidade proporciona uma experiência imersiva que mescla entre o real e o virtual de forma integrada, entretanto, ela não necessita de uma tela de um smartphone ou tablet, como por exemplo.
A Pris trouxe a solução para você
Visando o crescimento e benefícios dessas tecnologias, foi uma iniciativa da Pris Embalagens trazer a ferramenta da Realidade Aumentada para uma aplicação mais acessível, mesmo sendo algo majoritariamente estudado e utilizado no mundo tecnológico, de games e afins, e do entretenimento.
O caminho encontrado para trazer essa realidade para o setor de panificação e confeitaria foi através do desenvolvimento de uma equipe de designers de qualidade e uma logística de referência, dessa forma, a Pris pode oferecer ao seus clientes do ramo essa ferramenta, que está em processo de expansão e já tem um amplo custo benefício.
Realidade aumentada como ferramenta de marketing
Nos dias de hoje, a realidade aumentada (RA) é a mais acessível e está em constante ascensão, tendendo a se tornar a mais popular, visto que ela demanda apenas um celular para acesso, algo que 50% da população mundial e 60% da população brasileira já possui.
Sabendo que, o marketing é responsável pela identificação das necessidades humanas e sociais, ou seja, entender as necessidades e desejos do cliente e ser capaz de ir além, é importante enxergar e reconhecer como o investimento nas embalagens que possuem a tecnologia, pode ser algo benéfico e vantajoso para sua empresa ou negócio.
Dentro do ramo de panificação e confeitaria, a solução que a Pris encontrou para permitir que os clientes envolvam a realidade e o marketing, é através do estímulo de sentidos e da imaginação, em conjunto com o produto ou serviço, no caso, das embalagens.
Em suma, além de ser um diferencial para marca, existem algumas vantagens que podem e devem ser aproveitadas, ao associar a RA e o marketing, sendo elas: aproximação do relacionamento entre público e empresa, conquistar novos clientes, criar uma percepção de ser uma empresa inovadora e moderna, intensificar a venda dos produtos, e por fim, o reconhecimento de marca.
O impulsionamento da pandemia no setor de Realidade Aumentada
A pandemia, sem dúvida, acelerou a curva de adoção de soluções e estratégias tecnológicas, incluindo o investimento da Realidade Aumentada. Com a situação com que o mundo se encontrou, todas as pessoas, sem exceções, em algum momento tiveram de se render a formas e estratégias tecnológicas de comunicação e comercialização.
A Realidade Aumentada sendo uma ferramenta em expansão e coerente com o momento, sem necessitar de contato físico ou interação entre pessoas, foi fortemente impulsionada durante e após essa época.
A rápida adoção de tecnologias foi também uma maneira na qual muitas empresas encontraram de desviar do problema que a falta de planejamento e gerenciamento de crises ocasionou. Elas têm sido essenciais para a manutenção de atividades econômicas e essa tendência está se estendendo para o período atual, pós pandemia.
Um exemplo de utilização da tecnologia da Realidade Aumentada durante a pandemia, foi uma ação feita pelo Park Shopping São Caetano, no Natal de 2020.
Sem poder aglomerar pessoas e estimular o contato entre elas, uma forma alternativa que a equipe do shopping encontrou de proporcionar a mesma experiência, ou pelo menos parecida, com a de conversar e tirar foto com o Papai Noel, foi através da Realidade Aumentada.
Com uma pessoa para auxiliar os visitantes, foi disposta próxima à região decorada do shopping, uma tela grande, em que você se posicionava na frente dela e tirava uma foto com o Papai Noel, mesmo ele não estando fisicamente presente.
O futuro acontecendo
A Realidade Aumentada é uma evolução da Realidade Virtual, e os primeiros indícios desse conceito surgiram por volta de 1960. Considerando que é uma tecnologia estudada há cerca de 50 anos, e hoje você pode adquiri-la, é inevitável dizer que o futuro chegou.
Conhecendo os fatos e estudos acerca do assunto e sua aplicação, principalmente em negócios, e como ferramenta de marketing, é importante reconhecer que o investimento é sim um bom negócio. Já existem alguns casos de empresas de pequeno, médio e grande porte, que utilizam, mesmo que com diferentes finalidades, e tiveram bons resultados.
Um plano para a Pris, inclusive, é expandir a Realidade Aumentada para além das embalagens. A intenção é desenvolver um catálogo completo com essa ferramenta, permitindo que o cliente possa ver todos os detalhes e particularidades de cada embalagem, sem precisar tocar (fisicamente) nela.