O Natal é uma das datas mais comemoradas do mundo todo, e apesar de haver diversos símbolos em comuns, como a árvore de natal, os pisca-piscas e as decorações em geral, existem também muitas tradições variadas, que refletem as particularidades e características da cultura local de cada país.
Conheça algumas tradições e saiba como a Pris pode te ajudar em qualquer circunstância…
1- Amigo Secreto, Brasil
Durante o Natal, é um costume marcante no Brasil e no mundo todo, o ato de se presentear. Essa tradição tem origem religiosa e se refere aos três Reis Magos e aos presentes que levaram para o menino Jesus no seu nascimento.
O amigo secreto é uma tradição que se popularizou por volta de 1929, durante a grande depressão, período em que a população estava financeiramente afetada. Durante as confraternizações, havia o desejo de se presentear, mas a crise tornava esse sonho distante, dessa forma, um grupo decidiu fazer a brincadeira, e ficou conhecida como “Secret Santa”. No Brasil, a tradição do amigo secreto permeia, por décadas, os núcleos familiares, entre amigos, e até dentro de empresas e instituições.
Atualmente, depois de longos anos após sua origem, existem muitas variações da brincadeira, conhecidas como: amigo da onça, amigo roubado, amigo oculto, amigo doce, e muitas outras, porém todas com o mesmo intuito, de presentear e proporcionar bons momentos.
Uma dica da Pris: doce é sempre uma ótima opção de presente, desde que esteja dentro das regras rs.
2- Frango de Natal, Japão
O Natal tem tudo a ver com comida e, no Japão, essa comida está associada a três letras: KFC. A tradição de comer frango frito no Natal nasceu de uma campanha de marketing de 1974 e até hoje, todo ano, o KFC registra um número maior de vendas na véspera de Natal. Do ponto de vista japonês, principalmente se você estiver celebrando o Natal com crianças, comer frango frito todos juntos, torna-se algo divertido e especial, e transforma o dia.
Já pensou em celebrar essa tradição de Natal na sua casa? A Pris te dá uma força!
3. Casas de biscoito de gengibre, Estados Unidos
A origem dos biscoitos de gengibre reside nas receitas medievais europeias e foi, provavelmente, o primeiro pão/bolo a ser tradicionalmente relacionado com o Natal. Esta tradição de biscoitos de natal se espalharam pela Europa facilmente, mas somente na década de 30, nos Estados Unidos que eles se popularizaram. O tradicional gingerbread não pode faltar na noite de Natal americana, com um copo de leite e um prato de biscoitos, as crianças vão dormir esperando o Papai Noel.
No Brasil essa cultura é mais diversificada no sul do país devido a sua colonização, enquanto outras regiões apenas adotaram o costume de ter árvores de Natal, presépios e outros alimentos, alguns típicos de sua região.
Se você gosta da ideia dos biscoitos, mas acha complicado de reproduzir, deixa que a Pris traz a graça para sua ceia…
4- Boxing Day, Austrália
Compras são uma tradição pelo mundo. Todo mundo quer comprar e ganhar uma lembrancinha para celebrar a data com os mais queridos. Na Austrália, entretanto, a grande movimentação de compras não acontece antes, e sim depois do Natal, dia 26. No mesmo dia acontece o Boxing Day Test, a partida de críquete entre a seleção australiana e uma rival, disputada todos os anos em Melbourne. O Boxing Day também acontece em muitos outros países e pode ter outros significados, como um dia de doações para os mais necessitados ou um feriado estatutário.
O que mais te lembra de um bom dia de compras, do que uma sacola bem grande ?!
5- Ceia de Natal, Portugal
Com origem de costumes europeus, a ceia de Natal é uma das tradições natalinas mais comuns entre países do mundo todo. Normalmente, a ceia acontece na véspera do Natal, ou seja, na noite do dia 24, e a tradição contempla um momento de reunião familiar, que envolve o preparo das comidas, os toques finais das decorações, e principalmente, a união de todos. Entre os pratos sempre presentes na mesa de ceia de natal do brasileiro, temos a tradição do peru preparado no forno, a farofa, o salpicão, a rabanada e o panetone.
Já que o panetone não pode faltar, deixa que a Pris te salva…